Como a tecnologia pode aumentar a rentabilidade do seu negócio

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Hoje em dia, o uso da tecnologia está se fortificando e se tornando cada vez mais presente na rotina das pessoas. É praticamente impossível não ser influenciado, independente da área de trabalho, ou até mesmo na vida pessoal. No caso das empresas acaba tornando- se necessário, uma vez que a tecnologia é fundamental para o sucesso do negócio.

Existem diversos benefícios envolvidos no investimento das empresas em tecnologia. Por esse motivo, selecionamos quatro razões para que você comece hoje mesmo a observar a tecnologia com outros olhos dentro do seu negócio.

 

1. Otimiza os processos internos

 

Esta é, sem dúvida, a principal razão que torna a tecnologia tão importante nas empresas. À medida que há um volume maior de informações e clientes, a tecnologia vem como uma forma de otimizar toda a sua estrutura operacional. Podemos encontrar sistemas que fazem a gestão eficiente dos dados, automações que simplificam o contato com o cliente e muito mais.

Não podemos nos esquecer ainda que a tecnologia garante mais produtividade da sua equipe. Como os processos são simplificados, a tecnologia permite que os profissionais desempenhem melhor suas atividades. Erros são minimizados e a capacidade de resolver problemas se torna mais forte.

2. Melhora a gestão da informação

 

Com a tecnologia, podemos observar que há uma gestão melhor dos dados que estão envolvidos na empresa. Há uma centralização dessas informações, fazendo com que pessoas autorizadas tenham acesso a diferentes níveis de informações.

Além disso, há a otimização do espaço físico disponibilizado para armazenar as informações. Como os dados são digitalizados, não há a necessidade de grandes espaços para guardar arquivos físicos. Até em empresas no qual o armazenamento físico é necessário, como em projetos arquitetônicos, por exemplo, ainda é possível digitalizar boa parte do trabalho e fazer uma gestão melhor.

Para isso, é importante avaliar um sistema que atenda ao que você necessita. Se é centralizar as informações, busque um meio integrado e com diversas funções. Assim, facilita a procura deste tipo de tecnologia, assim como, a obtenção dos resultados esperados.

3. Permite um aproveitamento melhor das oportunidades

 

Quem pensa que a tecnologia permite apenas otimizar os processos internos se engana. Um dos principais benefícios da tecnologia é ter a gestão eficaz de um grande volume de informações. Com isso, podemos ter um melhor aproveitamento das oportunidades das empresas.

Setores de venda e marketing têm acesso a esses dados em diversos momentos ao longo do dia e podem ter insights poderosos. Em outras palavras, podem enxergar um público-alvo inexplorado, pode entender a principal fonte de tráfego e renda da empresa ou, até mesmo, viabilizar uma ideia.

O grande desafio está em obter essas informações e gerar valor com elas. Não se trata de dinheiro, mas sim de contribuir ativamente para melhorar o negócio e a relação com o cliente. Não é uma tarefa fácil, mas existem profissionais que investem cada vez mais em capacitações e alto desempenho nessa interpretação de dados.

Toda empresa sai ganhando quando há uma gestão eficaz das informações que circulam pelo negócio. O que pode ser irrelevante para um setor, pode ser essencial para outro. O fluxo constante de dados gera não só um fortalecimento interno da equipe, como também uma obtenção melhor dos dados. 

4. Alta capacidade de impactar o cliente

 

Assim como falamos anteriormente, a tecnologia permite transformar um grande volume de dados em valor agregado para a empresa. O que chega ao ponto fundamental de qualquer negócio e essencial para seu sucesso ou fracasso: o cliente. Sem ele não há vendas ou fluxo de caixa.

Se você pensa que a tecnologia vai eliminar o contato humano, pode tirar essa ideia da cabeça. Pelo contrário, podemos observar, cada vez mais, a valorização do contato pessoal, face a face. Uma pessoa não se relaciona apenas com o produto, mas sim com a marca e o que ela representa.

Então, as pessoas têm buscado a conexão humana por trás da tecnologia. As automações servem para facilitar o processo de atendimento e contato com o cliente. As respostas automáticas permitem uma comunicação mais clara com o interessado. Dessa forma, a tecnologia serve para otimizar o contato, não substituir.

Lembrando ainda que os dados obtidos através de ações de marketing e vendas permitem a melhor compreensão do perfil deste cliente. Vemos a identificação com o produto mais relevante, o melhor meio para impactá-lo e assim por diante. Mas além de ter os dados, é importante saber interpretá-los da melhor maneira. Ou então, pode acontecer um grande problema: ter os insights errados e gerar prejuízos enormes para o negócio.

E todo esse cenário pode acontecer a qualquer momento, em qualquer empresa. Esta é a razão da preocupação constante em capacitação dos colaboradores envolvidos. A cada momento, novidades e atualizações de softwares geram mais curiosidade. Então, há a necessidade de sempre estudar e conhecer novas formas de atingir o mesmo objetivo: impactar o cliente.

 

Conclusão

 

Mas apenas isso não é suficiente. É importante escolher corretamente os tipos de tecnologia que farão parte da sua empresa. Se é um e-commerce, toda uma estrutura digital deve ser desenvolvida, com um investimento em sistemas que suportem um grande volume de acessos simultâneos. Não é um mistério, mas sim uma atenção constante em maneiras de aumentar a performance da sua loja virtual.

Se for uma empresa ligada a dados, a importância está em proteger esse grande volume de informações. Existem sistemas que oferecem diversos benefícios, mas nem sempre garantem uma proteção adequada. E não podemos nos esquecer do suporte técnico, ainda que o sistema seja moderno e atualizado, é possível que aconteça algum problema que exija assistência.

Verifique a credibilidade da empresa que oferece o sistema, assim como, o suporte técnico oferecido. Estas informações são importantes, pois fazem diferença quando você mais precisa. Caso você já tenha um contato forte com a tecnologia, uma sugestão é realizar avaliações para compreender a performance do sistema.

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Autor Convidado

Édpo César

Integrante do time da Diferencial TI desde 2015, é focado na resolução e satisfação dos atendimentos aos clientes. Amante da sétima arte, nerd e fã dos contos orientas, é usuário assumido da Xiaomi.

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