Onboarding para clientes contábeis: o que é e para o que serve

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onboarding

Atrair mais clientes é o objetivo de muitas empresas, mas o que acontece depois que eles assinam o contrato? E o que o onboarding tem a ver com isso?

Não é incomum consumidores pagarem por determinado serviço e se decepcionarem posteriormente, seja com sua qualidade ou com o atendimento oferecido pela empresa — que pode ser o responsável pela não obtenção de resultados.

É aí que entra em cena o onboarding, processo que estimula a percepção do valor gerado, auxilia na utilização dos serviços e garante uma boa impressão sobre o seu escritório contábil.

Vamos ler um pouco mais sobre o assunto?

 

Entenda o que é o onboarding

 

O onboarding é um processo que visa o engajamento e o acompanhamento do cliente desde o início.

Não serve apenas para impressioná-lo, mas para fazer com que reconheça o valor do serviço, resolva o problema que o fez recorrer ao seu escritório e perceba que a sua empresa foi a melhor opção.

Em outras palavras, funciona como um processo de entrada que ajuda o novo cliente a extrair o máximo dos serviços oferecidos.

No cenário contábil, esse processo faz com que o cliente:

  • continue recebendo um atendimento de qualidade;
  • não se decepcione por ter escolhido seus serviços;
  • seja lembrado pela equipe;
  • receba a devida atenção e continue fiel ao escritório;
  • entenda os serviços a serem prestados e as obrigações que deve cumprir;
  • tenha o melhor resultado com o seu escritório.

Vale lembrar que quando se trata do meio contábil, o onboarding já se inicia no auxílio prestado pelo contador antes mesmo da assinatura do contrato.

 

Saiba quais são suas vantagens

 

Abaixo, veja algumas vantagens que esse processo gera ao longo do tempo.

 

Auxilia o aprendizado dos clientes

 

Muitos colaboradores de escritórios contábeis sofrem por não receberem arquivos com dados completos, nas datas certas e nos formatos pedidos.

O onboarding serve para educá-los, como se fosse um passo a passo inicial ensinando o que entregar, como entregar e quando entregar — clientes que colaboram com o fluxo de tarefas do escritório certamente auxiliam o andamento do trabalho e a produtividade da equipe.

 

Aprimora a retenção e a fidelização da clientela

 

Tanto o mau quanto o bom atendimento podem gerar impressões duradouras nos clientes. Se você já sofreu com péssimos atendimentos em determinadas lojas e decidiu que jamais pisaria no local novamente, entende do que estamos falando.

Então, saiba como o onboarding ajuda a aprimorar a relação com a clientela:

  • o cuidado no início da relação com o cliente e a atenção contínua no atendimento, especialmente após a assinatura do contrato de prestação de serviços, geram uma boa impressão;
  • a explicação detalhada sobre os serviços oferecidos e as obrigações a serem cumpridas estimula a percepção do valor gerado;
  • as experiências positivas aproximam as pessoas atendidas do seu negócio;
  • o bom serviço aliado à atenção despendida auxiliam nos processos de retenção e fidelização.

Otimiza o tempo e os processos do escritório

 

Algum contador do seu escritório já teve que parar tudo o que estava fazendo para atender a ligação daquele cliente que tinha dúvidas relacionadas à entrega de documentos, ao pagamento de tributos ou à forma correta de fazer tal coisa?

Clientes bem informados e bem educados em relação aos processos do escritório incomodam menos a equipe com dúvidas e demais solicitações de suporte e não atrapalham a produtividade geral, o que influencia indiretamente na otimização do tempo dos colaboradores e dos processos do escritório.

 

Veja o que é necessário para estruturá-lo

Resumidamente, para estruturar o onboarding é preciso:

  • entender como os serviços prestados geram valor e solucionam problemas;
  • saber como entregar resultados para os clientes e educá-los para que haja um trabalho eficiente em conjunto;
  • estabelecer marcos de sucesso a fim de mostrar que seus serviços geram valor, são indispensáveis e ajudam no crescimento das empresas atendidas;
  • acompanhar indicadores para mensurar o progresso dos clientes e a saúde das empresas.

Como visto, o onboarding é um aliado dos processos de seu escritório contábil quando se trata da satisfação dos clientes. Então, agora que você já entendeu sua importância, que tal implementá-lo?

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