Como efetuar contratações eficazes para um escritório de contabilidade

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exportação de dados para alterdata

Os escritórios de contabilidade possuem um papel importante para diversos setores, afinal, trata-se de um segmento relacionado com as movimentações patrimoniais, ou seja, as obrigações, bens e os direitos das empresas. Dessa maneira, pode-se dizer que por meio dessa área são fornecidos dados relevantes para o desempenho da empresa, para que seja possível analisar, registrar e controlar o patrimônio.

 

Por ser uma profissão que lida com questões críticas para as empresas e consequentemente reúne grande responsabilidade, é indispensável que as empresas da área tenham a preocupação em montar uma equipe devidamente qualificada para alcançar resultados satisfatórios.

 

A empresa deve se atentar ao modo de atuação e o que será necessário para o novo funcionário, se há restrições enquanto a vestimenta, como uso de blusa polo para uniforme, formas de iniciação, por exemplo. Há corporações que oferecem treinamentos e outras que recorrem aos acompanhamentos de supervisores. De qualquer maneira, é algo que deve ser bem planejado.

 

Como fazer um processo seletivo eficaz?

Sem dúvidas, cada empresa conta com particularidades que devem ser respeitadas no momento de buscar um profissional, porém, é preciso que alguns passos sejam definidos claramente para alcançar bons resultados no recrutamento. Entre as etapas comumente realizadas, estão:

 

  • Definir o perfil procurado;
  • Divulgar oportunidade;
  • Selecuinar os currículos;
  • Entrevistar;
  • Avaliar os candidatos;
  • Contratar.

 

Naturalmente, o primeiro passo é identificar qual é o perfil necessário para a vaga a ser ocupada, inclusive as qualificações que o profissional deve ter, a definição da carga horária, salário, benefícios, entre outros fatores que são cruciais para ter um time completo no escritório de contabilidade. Em seguida, é preciso divulgar a oportunidade, o que atualmente é amplamente realizado pelo meio digital, e a empresa deve identificar e selecionar as plataformas que mais se enquadram ao seu estilo de atuação no mercado  para isso.

 

A seleção dos currículos é algo que deve ser realizado de maneira criteriosa. Por essa razão, alguns pontos devem ser definidos previamente para serem considerados, como experiências, erros ortográficos, habilidades, entre outros. Ao abordar a entrevista, vale citar que essa é uma das principais etapas, tanto para o entrevistado quanto para o recrutador, afinal, é o momento de contato decisivo.

 

O ideal é que o ambiente seja devidamente preparado, além de um roteiro de perguntas que favoreça a identificação dos pontos mais relevantes para a vaga a ser atendida e para identificar o potencial do candidato para a empresa de forma geral.

 

Nesse passo, deve-se analisar cautelosamente os finalistas, considerando tanto pontos objetivos quanto subjetivos, como as habilidades, carisma apresentado, empatia, entre outros. Cada empresa define os fatores a serem analisados para alcançar o candidato almejado e a partir deles, é possível realizar uma escolha mais criteriosa. Optar por utilizar uma lousa digital preço para listar tais aspectos ou outros meios para organizar essas informações pode ser algo interessante para um processo mais claro.

 

Após as etapas anteriores, o candidato foi escolhido, agora basta direcioná-lo para os procedimentos necessários para a contratação. Há uma série de normas que devem ser seguidas pelas empresas como, por exemplo, a necessidade do atestado médico admissional, que é obtido após uma avaliação médica para comprovar que o profissional apresenta as condições de saúde necessárias para ocupar o cargo.

 

Principais habilidades que devem ser observadas

 

A demanda por inovações nas habilidades profissionais é alta em diversos setores e não é diferente quando se trata do setor contábil. Para conquistar diferenciais neste mercado e para compor um time de sucesso, é interessante se manter constantemente atualizado. É válido citar que atender questões básicas, como teorias, atuação ética e moral deve ser algo comum ao profissional, a partir desses pontos que se deve buscar a expansão.

 

Para os escritórios, é fundamental ter a percepção dos valores do profissional e principalmente dos conhecimentos em torno da escrituração fiscal, análise e contábil. Afinal, a ausência de conhecimento dos conceitos básicos e de ética podem comprometer severamente o modo de atuação.

 

Além dos aspectos citados, ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes nas atividades realizadas, em especial, para a análise de dados que na maioria das vezes está realizada com a necessidade de extração de informações para alcançar determinada conclusão e tomar uma decisão em um negócio.

 

Dessa maneira, pode-se observar que uma contratação eficaz está relacionada a diversos fatores e é fundamental que o recrutador esteja atento para os pontos necessários que o candidato deve atender em relação à empresa e ao seu potencial. Conforme abordado, os profissionais podem aprimorar suas habilidades de diversas maneiras, o que pode aumentar ainda mais as chances de destaque em meio ao mercado, que está cada vez mais relacionado com a tecnologia e a gestão de dados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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