Contador X Controller: você sabe a diferença?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Questões fiscais e tributárias podem ter mais relevância para as empresas do que imaginamos! Entretanto, ao iniciarem um novo negócio, pequenos e médios empresários muitas vezes não compreendem a importância de buscarem a excelência na gestão. E o que isso tem a ver com contador e controller?

Contadores e controllers, de modo geral, ficam responsáveis pelo tratamento dos números e por questões gerenciais e estratégicas. Dessa forma, auxiliam empresas a otimizarem a gestão e a manterem as portas abertas frente às mudanças nos âmbitos social, político e econômico.

Mas qual será a diferença entre as funções desses dois profissionais? É o que vamos descobrir a seguir, acompanhe!

 

Então, qual é o papel do contador para a sua empresa?

 

Em muitos casos, empreendedores sequer consideram um estudo mais aprofundado sobre a gestão dos próprios negócios: na área financeira, por exemplo, pagam contas que chegam, fornecedores, tributos etc., mas nada de maneira estratégica ou planejada.

Alguns, inclusive, lidam constantemente com a frustração de chegar ao final do mês sem dinheiro no caixa, não compreendendo a situação justamente pela falta de planejamento.

É aí que entra a figura do profissional da área contábil.

Contadores, também chamado de Analistas Contábeis, detêm o conhecimento dos números do negócio, e por isso deve ser vistos como aliados em questões de planejamento e tomada de decisões.

Então, por essa e por outras razões, como o cumprimento de obrigações fiscais, tributárias e contábeis, empresários contam com o auxílio de contadores para:

  • elaboração de balancetes e demonstrativos;
  • cálculo de impostos;
  • mensuração de dados e números;
  • confirmação da veracidade dos dados contábeis;
  • escrituração;
  • registros e análises.

 

E o papel do controller, qual é?

 

Controllers — também chamados de Business Controllers ou Contadores Gerenciais —, auxiliam empresas a continuarem no caminho previamente planejado. Quando o negócio passa por uma crise, por exemplo, esses profissionais são os responsáveis pela elaboração do diagnóstico sobre a saúde financeira da empresa.

De maneira geral, o controller coordena o planejamento, o orçamento da companhia e os dados que servem de apoio às decisões tomadas pelos diretores. Dessa forma, garantem que os objetivos estipulados no planejamento sejam alcançados, auxiliando diretamente o desenvolvimento e expansão do negócio.

O profissional se mantém atento a todos os departamentos empresariais, por isso também está apto a elaborar Projeção de Cenários a fim de simular contratações, redução de despesas ou até mesmo aumento nas vendas.

Além disso, geralmente o controller:

  • realiza análises de possíveis investimentos, viabilidade (no âmbito financeiro) de projetos empresariais e desempenho geral do negócio e de ações estratégicas;
  • estuda o mercado;
  • propõe maneiras de aumentar o lucro e a rentabilidade;
  • estipula metas e objetivos;
  • faz a gestão orçamentária considerando o planejamento estratégico.

 

Quais são as principais diferenças entre as funções desses dois profissionais?

 

Achou as funções muito semelhantes e ainda não entendeu quais são as principais diferenças?

De forma geral, podemos dizer que contadores lidam com o registro e com a fiscalização de dados contábeis e ajudam empresários a se manterem em conformidade com o fisco. Os controllers, por sua vez, atuam estrategicamente analisando e interpretando os dados registrados pelos contadores.

Esses dois profissionais atuam de forma integrada, sendo que o trabalho de um facilita e aprimora o trabalho do outro.

Agora, vejamos as principais diferenças entre os dois:

  • o profissional de contabilidade pode se especializar e atuar em áreas específicas, como auditorias, contabilidade fiscal ou tributária, custos, entre outras, já o controller atua comumente com a interpretação de dados;
  • os contadores confirmam a veracidade dos dados contábeis a fim de evitar fraudes, já os controllers analisam números para dar suporte à equipe executiva na tomada de decisões estratégicas;
  • o contador coleta e registra informações importantes, enquanto o controller, por meio de estudos da própria empresa e do mercado, aponta os melhores caminhos para o negócio — por isso também deve ter conhecimento sobre gestão orçamentária e estratégica.

Enfim, percebemos aqui que esses profissionais têm funções diferentes, porém complementares. Juntos, atuam com funções contábeis, gerenciais e estratégicas a fim de auxiliarem o cumprimento de obrigações e o planejamento estratégico das empresas.

E então, conseguiu tirar suas principais dúvidas em relação à diferença entre contador e controller? Ótimo! Agora, o que acha de continuar se informando? Descubra o que é um contador 2.0!

Comentários